BLOG

Casa da Economia Criativa. Já foi lá conhecer?

Sabia que o Circuito Cultural Praça da Liberdade inaugurou um novo espaço que, ao lado dos outros que já estão funcionando a todo vapor, deixou o maior complexo cultural do país ainda mais bacana? É o Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa.

Por lá, quem coloca em prática atividades nessa área vai poder contar com cursos, palestras e vários outros serviços de orientação e capacitação. Tudo isso vai rolar em um casarão histórico construído em 1910 que fica na Rua Santa Rita Durão.

E aí você me pergunta: mas, afinal de contas, o que vem a ser essa tal de Economia Criativa?

Fachada da Casa da Economia Criativa. (Crédito: Ronaldo Guimarães)

 

O termo Economia Criativa é usado para falar sobre as atividades econômicas que têm como base a criatividade. Ou seja, todo negócio que, antes de tudo, precisa de pessoas com mentes criativas para desenvolver produtos ou serviços.

Para você entender melhor: os jogos eletrônicos, o design, a música, o cinema, a moda, a publicidade e o teatro, entre várias outras áreas, são exemplos do que chamamos de Economia Criativa. Hoje em dia, esse setor conta com 63 mil empresas e 4,6 milhões de trabalhadores, além de movimentar mais ou menos R$ 104 bilhões no país, que representa cerca de 2,84% do PIB brasileiro.

Como o próprio nome já diz, a Casa da Economia Criativa conta com a parceria do Sebrae MG. A ideia dela é estimular, além de oferecer apoio e suporte técnico para produtores culturais e também para todas as outras pessoas que fazem parte desse esquema produtivo da cultura.

Na Casa, micro e pequenos empresários vão ter acesso fácil a informações sobre leis, mercado e projetos pensados especialmente para fortalecer as diferentes atividades desse setor. Vale dizer que os cursos e consultorias que vão rolar por lá serão divididos nesses três eixos: FORMAÇÃO, INFORMAÇÃO E COOPERAÇÃO.

Então, se você tem um pequeno negócio nessa área (ou pelo menos pensa em ter) e quer transformar a sua criatividade em inovação para gerar novas oportunidades de negócios, não deixe de conferir a Casa da Economia Criativa. Com certeza vale a visita e todo o conhecimento que vai vir depois dela. #ficaadica