BLOG

Youthful Cities. Vocês precisam conhecer este projeto.

Hoje nós viemos aqui para falar sobre um projeto muito bacana (mas muito mesmo!). Sério, gente, é muito legal. De verdade. O seu nome é Youthful Cities. Ele é colocado em prática pela DECODE, uma empresa que, nos últimos 20 anos, vem trabalhando com jovens, adultos jovens e famílias jovens do mundo inteiro para tentar descobrir o que eles pensam, sentem, querem, precisam, acreditam e desejam.

O negócio é o seguinte: Eles reuniram vários jovens que moram nos 25 maiores centros urbanos das cinco grandes regiões do mundo. Daí, juntos eles desenvolveram uma forma de medir e qualificar determinadas cidades, mas de acordo com uma perspectiva jovem. Ou seja, o que faz uma cidade ser considerada melhor ou pior, mas pelo olhar da juventude que, todo mundo sabe, é bem diferente.

Para você entender melhor: O Youthful Cities é um empreendimento global de colaboração que foi criado por jovens e envolve milhares deles no mundo inteiro. Depois 10 meses de investigação, com mais de 75 pessoas trabalhando juntas, 16 categorias estabelecidas, 80 Indicadores Globais criados e 2 mil pontos de dados, eles lançaram o Youthful Cities Index 2014, o primeiro índice que classifica as cidades partindo do ponto de vista do jovem, dando voz à juventude urbana mundial e inspirando cidades a se transformarem para atender às necessidades dessa parte da população.

O primeiro resultado foi divulgado no começo da semana em um evento que rolou em Londres e aqui embaixo você pode ver quais cidades conquistaram os primeiros lugares desse ranking. No fim das contas, o projeto vai classificar as 100 melhores cidades do mundo na opinião do jovem com idade entre 15 e 29 anos.

E aí você pensa: Ok, bacana. Mas pra quê dar tanta importância para a opinião dos jovens e, principalmente, os que moram nas áreas urbanas? A gente responde. Porque 50% da população mundial tem menos de 30 anos de idade e 50% dessa mesma população mundial vive em cidades. Ou seja, as cidades estão cheias de jovens, oras! Eles estão no centro desse movimento todo, cheios de energia, vitalidade, criatividade e talento para oferecer.

Só que, durante as pesquisas que a equipe do Youthful Cities desenvolveu em 2012, eles descobriram duas estatísticas impressionantes, mas ao mesmo tempo contraditórias. O futuro do mundo vai ser determinado pelo progresso da urbanização que é comandado pelos jovens, mas na grande maioria das vezes a opinião deles não é levada em conta.

As cidades estão evoluindo, são vibrantes, coloridas e movimentadas. Ou seja, são muito parecidas com os jovens que vivem dentro delas. Por isso mesmo e diante da constatação ali de cima, o pessoal da DECOD decidiu descobrir o que aconteceria se eles conseguissem inspirar e envolver milhares de jovens para reimaginar os lugares onde moram, trabalham e se divertem. Onde estão as melhores cidades para viver, trabalhar e se divertir?

A ideia do Youthful Cities é justamente responder a essas perguntas para criar uma realidade em que os jovens possam colaborar com o desenvolvimento das suas cidades, aumentando o alcance das suas opiniões. O projeto quer conectar os jovens com organizações, empresas e órgãos do governo que estão trabalhando duro pra melhorar as cidades para que eles se tornem verdadeiros parceiros no desenvolvimento de lugares mais interessantes para morar e crescer.