BLOG

Duas boas notícias em uma cerimônia só

Agora a pouco rolou uma cerimônia no Palácio Tiradentes para marcar dois momentos super importantes para Minas Gerais na área da educação e é claro que a gente veio correndo para contar a boa notícia para vocês. Quer dizer, as boas notícias. Porque são duas.

Para começar, o Governador Antonio Anastasia oficializou o pagamento de benefício para 11 mil jovens que participaram do programa Poupança Jovem e terminaram o Ensino Médio no fim de 2012. No total, o Governo do Estado vai liberar R$33 milhões a partir da sexta-feira que vem, dia 29 de novembro, e cada um deles vai receber R$3 mil, ou seja, mil reais para cada ano que concluíram.

Além disso, foi firmada uma parceria muito bacana entre o Governo de Minas, a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

Por lá, além de anunciar o pagamento da bolsa para os estudantes que se formaram no fim do ano passado, o Governador Antonio Anastasia, o Secretário de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, e o Vice-Presidente da Fundação Itaú Social, Antônio Jacinto Matias, assinaram um termo de cooperação técnica que vai ajudar a melhorar a qualidade do Ensino Médio nas escolas públicas estaduais e qualificar os jovens por meio de programas como, por exemplo, o próprio Poupança Jovem.

O encontro também contou com a presença do Subsecretário de Juventude, Gabriel Azevedo, da Secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, entre outras autoridades e até mesmo uma ex-aluna do Poupança Jovem que vai receber o benefício que nós falamos ali no primeiro parágrafo.

De acordo com Antônio Jacinto Matias, a ideia dessa parceria surgiu a partir de um programa que a Fundação Itaú Social desenvolveu, chamado Jovens Urbanos. Esse projeto tem nove anos de existência e é colocado em prática nas periferias dos grandes centros urbanos e municípios de porte médio com a proposta de melhorar questões voltadas para inclusão econômica e social de jovens de 14 a 24 anos.

Suas atividades ajudam os jovens a desenvolver suas habilidades comunicativas, qualificam e potencializam a participação deles na vida pública e no mundo do trabalho, além de incentivarem o jovem a não desistir dos estudos ou então a voltar a estudar e completar o ciclo da Educação Básica.

Confiram um pouco do que aconteceu por lá.