BLOG

Unimontes leva ensino superior gratuito para o Jequitinhonha

Para começar bem a semana, uma boa notícia: Mais uma das propostas que foram escolhidas por votação durante a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude já está sendo colocada em prática pelo Governo de Minas. Estamos falando da segunda proposta do eixo Educação, considerado o mais importante por quem participou desse encontro que rolou em novembro do ano passado na cidade de Araxá.

Ela diz o seguinte:

Aumentar o número de vagas nas universidades públicas estaduais, implantar nos municípios que ainda não foram contemplados, bem como aumentar a oferta de cursos de acordo com a demanda da região. Evitar a privatização das Universidades, assegurando a estadualização, a criação da Lei de Cotas a nível estadual, tornando-as competitivas em âmbito nacional, além de adesão ao SISU.

Bom, na última semana o Narcio Rodrigues (Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) foi até a cidade de Joaíma, que fica no Vale do Jequitinhonha, para participar de uma cerimônia que marcou a ampliação das atividades da Universidade Estadual de Montes Claros. O núcleo da Unimontes em Joaíma ficou desativado por um tempo, mas está de volta e, inclusive, já teve vestibular para o pessoal da cidade e região.

Por lá, a Unimontes ofereceu cursos modulares de Geografia, Artes e Educação Física, entre os anos de 2003 e 2005, e formou 105 alunos nessas áreas. Fora isso, também rolaram cursos presenciais entre 2005 e 2011, com um total de 76 graduados em três turmas. Além de voltar com as atividades que já eram colocadas em prática, a ideia é lançar o curso presencial de Matemática agora em 2014.

Na semana passada, Narcio também viajou para Pedra Azul junto com o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, para assinar um termo de cooperação com a prefeitura da cidade que prevê a implantação de um campus no município. As atividades vão começar no segundo semestre de 2014 e a grade que vai ser oferecida nessa unidade ainda está sendo desenvolvida, mas os cursos de licenciatura em História, Ciências da Religião, Educação Física, Letras/Português e Pedagogia, além do tecnólogo em Gestão Pública, já estão garantidos.

Nessas duas cidades, Narcio Rodrigues também assinou um convênio no valor de R$1,186 milhão para investir na compra de instrumentos e na implantação de laboratórios nos campus. Pelo que disse o reitor João dos Reis Canela, hoje em dia a Unimontes tem oito mil alunos e, logo menos, vai chegar a 13 mil. A universidade oferece 56 cursos de graduação, quatro doutorados e já formou mais de 50 mil pessoas.