BLOG

CONECTA – Civic Media: Tecnologia e ativismo online.

Na terça-feira que vem (21/01) vai rolar a terceira edição do CONECTA, um evento bem bacana organizado pelo pessoal do Movimento Minas e do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas. Dessa vez, a conversa vai ser sobre tecnologia, cidadania, ativismo online e engajamento.

O encontro vai contar com a presença de dois convidados: Ethan Zuckerman (diretor do Center for Civic Media, do MIT Media Lab) e Ronaldo Lemos (professor, pesquisador e apresentador do programa Navegador, da GloboNews).

A entrada é gratuita, as inscrições vão até 20 de janeiro e se você quer garantir uma vaga, veja ali mais para baixo o que precisa fazer.

O tema central do CONECTA – Civic Media (como é chamada a 3ª edição do CONECTA) é: Como os jovens podem transformar a sociedade com a ajuda de novas tecnologias? Se você foi para as ruas durante as manifestações que começaram em junho de 2013 aqui no Brasil e acha que o ativismo online pode realmente mudar o mundo, então é bom aproveitar essa oportunidade para trocar experiências, compartilhar informações, tirar dúvidas e por aí vai.

Mas se você não concorda com nada disso, também é uma boa hora para colocar seus questionamentos na roda e ir até lá fazer uma reflexão sobre mídia, cidadania e poder.

INSCRIÇÕES

O CONECTA – Civic Media começa às 19h, no auditório do BDMG (Rua da Bahia, 1600 – Lourdes), com credenciamento a partir das 18h30. Para conseguir um lugar nessa prosa, você precisa criar uma pergunta sobre o tema “Como os jovens podem transformar a sociedade com a ajuda de novas tecnologias?” com até 200 caracteres e mandar pelo site do Movimento Minas.

Os donos das melhores perguntas vão preencher as 60 vagas abertas e, de quebra, ter suas questões encaminhadas ao painel de discussão para serem respondidas pelo Ethan.

CONVIDADOS

Ethan Zuckerman

É o co-fundador da comunidade de mídia cidadã Global Voices. Como cientista do MIT, sua pesquisa é voltada para a utilização dos meios de comunicação e das novas tecnologias de mídia por ativistas e para desenvolvimento de comunidades globais.

Antes do MIT, trabalhou com o Centro Berkman para Internet e Sociedade da Universidade de Harvard, em projetos com foco em mídia cívica, liberdade de expressão on-line e compreensão dos ecossistemas de mídia.

Ronaldo Lemos

Professor, pesquisador e apresentador do programa Navegador, da GloboNews, Ronaldo também é especialista em tecnologia, mídia e propriedade intelectual, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e diretor do Creative Commons Brasil.

Foi professor visitante na universidade de Princeton, professor titular e coordenador da área de propriedade intelectual da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, onde fundou em 2003 o Centro de Tecnologia e Sociedade. Em julho de 2013 virou pesquisador visitante do MIT Media Lab e representante da diretoria do MIT Media Lab para o Brasil.