BLOG

3ª Conferência Mundial de Juventude. Day 3. O que rolou?

As discussões seguiram em frente pelo segundo dia da Conferência Mundial de Juventude. Depois de um dia mais voltado para o balanço das metas atingidas até aqui dentro do contexto dos Objetivos do Milênio, os debates agora tiveram foco no que se deseja para o futuro.

Os grupos de trabalho de dividiram de acordo com os seguintes temas: boa governança e responsabilização, inclusão da juventude nas decisões, direitos humanos, globalização, diminuição de desigualdades, igualdade de gêneros, empoderamento de juventudes marginalizadas e desenvolvimento de grupos vulneráveis.

Depois do almoço, aconteceram mesas redondas sobre acesso a educação de qualidade, plenitude de empregabilidade e empreendedorismo, segurança alimentar e erradicação da miséria, acesso a saúde, desenvolvimento sustentável, promoção da paz e inclusão pelo esporte, cultura e lazer.

Além dos eventos paralelos, também rolaram encontros regionais. A união da América nesse contexto é fundamental, já que os outros blocos (como Europa, África e Ásia, por exemplo) são muito unidos. Isso acaba sendo fundamental nas negociações internacionais. Nessa hora, os dois brasileiros selecionados para serem delegados oficiais no encontro comandaram as atividades: Diego e Débora. Os membros de governo se reuniram a noite para articulação.

É preciso ter muita paciência, acreditem. Como em qualquer encontro, surgem ideias boas, praticidade e pragmatismo. Porém, também tem muita fala fora do contexto, redundância e entoação. Algumas pessoas passam a impressão que poderiam ficar discutindo por anos! Falar é muito bom, mas agir é melhor.

As discussões acabam nesta sexta-feira. No fim do dia, a carta final ficará pronta.

* Informações enviadas por Gabriel Azevedo, direto de Colombo, no Sri Lanka.

Hora da selfie. Juventude dos quatro cantos do mundo!