BLOG

3ª Conferência Mundial de Juventude. Day 1. O que rolou?

A Conferência Mundial de Juventude começou ontem, dia 6 de maio, em Colombo, no Sri Lanka. E começou cedo. Às seis horas da manhã, ônibus partiram de Colombo, capital do Sri Lanka, para Hambanthota, uma cidade há 241 km de distância e quatro horas de viagem. Aí você pensa: por que abrir o evento em um lugar tão longe assim? Porque o presidente do país, Mahinda Rajapaksha, nasceu naquele município e tem feito muitos investimentos por lá.

O trajeto foi feito em um ônibus cheio de cidadãos do Paquistão, Índia, Nepal e Sri Lanka. Uma boa oportunidade de trocar conhecimentos e articular ideias para o evento. Ao chegar, centenas de jovens receberam os participantes com roupas típicas e música local. Uma vela foi acesa num ritual que abriu as atividades. Máscaras foram distribuídas para toda a plateia e, entre muitas apresentações culturais, as falas institucionais.

O Sri Lanka em seu momento Madagascar: “I like to move it, move it!”

 

Falaram Aad Alhendawi, Secretário-Geral de Juventude da ONU, e outros jovens do Sri Lanka. John William Ashe, Presidente da 68ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas foi até a plenária e disse: Envolvam-se! Peço desculpas por não ter legado a vocês um mundo melhor. Minha geração fez o que pode. Vocês possuem ferramentas melhores. Caprichem. Deixem para a próxima geração um legado melhor. Vamos definir novas metas e cumpri-las. O presidente da Democracia Socialista do Sri Lanka encerrou as falas do dia desejando um bom evento a todos.

Abertura da 3ª Conferência Mundial de Juventude

 

Depois de mais apresentações culturais, intervalo para o almoço e as atividades seguiram. A viagem de volta foi um pouco mais demorada. O pessoal chegou em Colombo por volta da meia noite. Nos próximos três dias vão acontecer as discussões para fechar os desafios pós-2015 e a elaboração da Carta de Colombo, voltada para a juventude de todo o mundo. Eventos como esse são oportunidades únicas de reconhecer que vivemos de fato numa aldeia global com desafios semelhantes e esforços que podem se somar.

* Informações enviadas por Gabriel Azevedo, direto de Colombo, no Sri Lanka.