BLOG

3ª Conferência Mundial de Juventude: Últimos dias + Resultados

Ufa! Chegou ao fim o terceiro dia de debates entres tantos países e tantas pessoas na 3ª Conferência Mundial de Juventude que rolou em Colombo, no Sri Lanka. Depois de muitas ideias e discussões, nesta sexta-feira (9 de maio) os raciocínios começaram a ficar mais amarrados e as prioridades começaram a ser definidas.

Vale dizer que o Brasil foi protagonista nessa conferência, já que foi o país que mais levou propostas de inclusão e modificação para a Carta de Colombo, conhecida também como Plano de Ação de Colombo.

Esse documento é resultado de todo o trabalho do encontro e uma espécie de acordo entre os governos e jovens que estavam por lá, com recomendações sobre a inclusão das questões jovens na Agenda Pós-2015.

Ele foi elaborado com base nas demandas das juventudes do mundo inteiro que foram debatidas durante o evento e reúne também sugestões de como incentivar parcerias intergeneracionais e aumentar a participação do jovem em nível global.

Além disso, nosso país contou com todos os seus delegados oficiais de juventude e integrantes do governo presentes o tempo inteiro nas negociações com os outros países e com a ONU.

O Subsecretário da Juventude de Minas Gerais, Gabriel Azevedo, ao lado dos delegados oficiais, Diego e Débora, e de outros representantes brasileiros batalharam para incluir várias questões na carta.

Tudo isso num cenário hostil em que vários países não reconhecem termos essenciais para se discutir juventude e vulnerabilidade, como direitos sexuais e reprodutivos, entre outros temas que geraram longos debates.

A versão final da Carta de Colombo foi apresentada no último dia do evento (10 de maio) e você pode conferir seu conteúdo na íntegra clicando aqui.

* Informações enviadas pelo Subsecretário da Juventude de Minas Gerais, Gabriel Azevedo, e pelo Diego Callisto, delegado oficial, direto de Colombo, no Sri Lanka.