BLOG
Se liga no curso de Conservação e Restauro da FAOP!
No domingo que vem, dia 12 de janeiro, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) encerra o período de inscrição para o processo seletivo do curso técnico em Conservação e Restauro 2014, do Núcleo de Conservação e Restauração da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade (EARMFA).
No total, 20 vagas estão abertas e quem quiser tentar garantir uma delas precisa ter terminado ou então ainda estar cursando o 2° ano do ensino médio e fazer a sua inscrição (que custa R$50,00) clicando aqui.
As provas estão marcadas para o dia 18 de janeiro, das 9h às 12h, e até 16 de janeiro o pessoal da FAOP vai informar os candidatos o lugar onde elas vão ser aplicadas. O resultado da seleção vai ser divulgado no dia 3 de fevereiro.
(Para conferir o edital completo é só clicar aqui)
A prova de seleção vai contar com questões objetivas de português e química, além de uma redação dissertativa. A previsão para as aulas começarem é dia 10 de fevereiro e as atividades vão rolar de manhã e aos sábados, mas pode ser que também tenham aulas extras na parte da tarde. O valor da mensalidade é de R$300,00 e a ideia do curso, que tem uma grade curricular total de 1552 horas (distribuídas em 4 semestres), é formar profissionais técnicos preparados para analisar, diagnosticar e intervir em bens culturais móveis.
Ele é reconhecido pelo Ministério da Educação, tem um corpo docente super qualificado formado por 19 professores, além de ateliês equipados que trabalham com acervos de papel, escultura policromada e pintura de cavalete.
O processo de ensino do curso técnico em Conservação e Restauro faz uma boa mistura de teoria e prática para oferecer uma formação completa aos estudantes. Na primeira fase, o aluno tem contato com disciplinas como História da Arte e Barroco.
Já na segunda etapa, os estudantes colocam a mão na massa em intervenções físicas e químicas, como remoção de camadas de pintura, reintelamento, reforço de borda, ilusionismo de douramento com pontilhismo, entre outras coisas, e começa os trabalhos simulados.
Na etapa final do curso eles fazem análises, estudos de caso e outras intervenções físicas e químicas.
Jovens de Minas Gerais têm a chance de fazer esse curso sem pagar nada.
Por meio do Programa de Educação Profissional (PEP), o Governo de Minas oferece para os jovens mineiros a possibilidade de participar desse e de vários outros cursos sem que eles tenham que bancar a mensalidade das atividades. Isso mesmo, quem é aprovado na seleção do PEP pode fazer o curso de Conservação e Restauro da FAOP na faixa!
Infelizmente para esse ano não dá mais tempo porque o período de inscrição do programa já terminou e, inclusive, a prova vai ser no dia 13 de janeiro. Se dessa vez não rolou pra você, fique de olho pra não perder a próxima oportunidade. 😉