BLOG

O projeto da Cidade da Ciência e do Conhecimento tá pronto!

Há menos de um mês, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner entregou o projeto executivo de arquitetura do Instituto de Desenvolvimento de Ideias Aplicadas (Ideia) para o Governo de Minas.

Esse espaço é o ponto central da Cidade da Ciência e do Conhecimento e vai conectar as instituições de ensino, pesquisa e tecnologia do Estado que vão fazer parte desse grande grupo, dividindo o mesmo ambiente, mas cada uma com seu lugar reservado.

Entre essas instituições está a Universidade Estadual de Minas Gerais, mais conhecida como UEMG, e por lá ela vai contar com uma sede novinha em folha onde vão ser instaladas as escola Guignard e de Música, além das faculdades de Educação e de Políticas Públicas.

A Cidade da Ciência e do Conhecimento vai ser construída nos bairros Cidade Nova e Horto, que ficam na região Nordeste de BH. O local onde o Ideia e a nova sede da UEMG vão ser erguidos já conta com instituições super importantes nas áreas da ciência e tecnologia, cultura, arte, cidadania, educação e meio ambiente.

Por lá já estão as sedes da Fundação Centro Tecnológico de Minas, do PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital, do Serviço Federal de Processamento de Dados e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, além do Museu e Jardim Botânico da UFMG, da Incubadora de Empresas HABITAT da Fundação Biominas e da Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais vai inaugurar seu prédio no primeiro semestre de 2014.

O Ideia vai ser um espaço sustentável de alta tecnologia com 6,1 mil metros quadrados, dividindo com as outras instituições uma área total de 1 milhão de metros quadrados. Ele vai ter um formato que lembra a Via Láctea, com rampas em espirais levando ao centro, que vai ter um palco e um belo espelho d’água em volta dele.

Ao longo de cada um dos caminhos, o público vai encontrar informações úteis em lâminas de vidro, na forma de projeções, painéis interativos, entre outros equipamentos tecnológicos, formando um corredor multimídia.

Nova sede da UEMG na Cidade da Ciência e do Conhecimento. Mais uma ação para colocar em prática propostas da 3ª Conferência Estadual de Juventude.

A nova sede da UEMG é uma das ações que vão colocar em prática a segunda proposta do eixo Educação, que o pessoal definiu na 3ª Conferência Estadual de Juventude, em Araxá, em novembro desse ano.

O texto dela é o seguinte: Aumentar o número de vagas nas universidades públicas estaduais, implantar nos municípios que ainda não foram contemplados, bem como aumentar a oferta de cursos de acordo com a demanda da região. Evitar a privatização das Universidades, assegurando a estadualização, a criação da Lei de Cotas em nível estadual, tornando-as competitivas em âmbito nacional, além de adesão ao SISU.

Curtiu a notícia? Então aproveita e confere os vídeos ali embaixo pra ter uma ideia de como vai ficar o Instituto de Desenvolvimento de Ideias Aplicadas e, claro, a Cidade da Ciência e do Conhecimento como um todo.