BLOG

Jovens Embaixadores: #Partiu, Estados Unidos!

Esta semana começou diferente e ainda mais movimentada. Pelo menos para três jovens que estudam em escolas públicas estaduais de Minas Gerais. Acontece que a Larissa Francielle Miranda Moreira (Escola Estadual Amélia Santana Barbosa – Betim), o Augusto César da Silva (Escola Estadual São José – Ibiá) e o Victor Gomes Sampaio (Escola Estadual Estevão de Oliveira – Juiz de Fora) foram selecionados pelo programa Jovens Embaixadores e estão se preparando para uma viagem muito bacana aos Estados Unidos.

Os estudantes estão em Brasília desde a segunda-feira passada (7 de janeiro) e por lá conheceram pessoalmente os 34 jovens de outros estados que também foram selecionados para essa edição do projeto, que até então tinham contato só pela internet, além de aproveitarem esses dias para tirar o visto e seguir em frente com a experiência.

Eles embarcam para os EUA até o dia 14 de janeiro (próxima terça-feira) e voltam no começo de fevereiro, para dar tempo de chegarem antes do início das aulas, já que os três começam o 3º ano agora em 2014 e ainda têm muito estudo pela frente por aqui.

O programa Jovens Embaixadores é colocado em prática pela Embaixada Americana e conta com o apoio de outras instituições (como a Secretaria de Estado de Educação de MG) que querem ajudar os jovens brasileiros a viverem novas experiências que vão colaborar (e muito!) com a vida pessoal e profissional deles, oferecendo uma boa oportunidade para conviverem com as diferenças, conhecerem outras culturas, entenderem melhor os hábitos de outras populações e por aí vai.

O resultado dessa edição do projeto foi divulgado há mais de dois meses e agora chegou a hora do pessoal colocar o pé na estrada. Durante a primeira semana, eles vão visitar Washington, capital dos EUA, e seus principais monumentos, participar de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitar escolas e projetos sociais, além de participar de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Depois disso, eles são divididos em grupos menores e cada um deles viaja para um estado diferente. Nos estados, eles são hospedados por famílias americanas, assistem aulas, participam de atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.

Augusto, Larissa e Victor estão em Brasília e logo menos viajam para os Estados Unidos.
Crédito: Embaixada dos EUA

 

Muito bom, né? Se você também curtiu a notícia e quer tentar garantir uma vaga nas próximas edições do programa, fique ligado no site do projeto clicando aqui e, antes disso, confira se o seu perfil atende os pré-requisitos para participar. 

Para ser um Jovem Embaixador você precisa: 

– Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 no dia da viagem).
– Jamais ter viajado para os Estados Unidos.
– Ter boa fluência oral e escrita em inglês.
– Ser aluno do ensino médio na rede pública.
– Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida.
– Ter excelente desempenho escolar.
– Ter perfil de liderança e iniciativa.
– Ser comunicativo.
– Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade.
– Estar engajado, por pelo menos 1 ano, em atividades de responsabilidade social/voluntariado.