BLOG
DataViva: Uma ferramenta inédita e gratuita que transforma dados em conhecimento.
Vocês sabiam que Minas Gerais é o estado que mais exporta para a China? Não? Pois é, agora vocês já sabem e podem ficar sabendo de muitas outras informações como essa depois que conhecerem e começarem a utilizar o DataViva, uma plataforma aberta e cheia de informações detalhadas sobre como anda a economia, o mercado, os investimentos e as indústrias, além de vários outros dados econômicos e sociais de todos os municípios brasileiros (Que aliás, vale dizer, são mais de 5 mil).
Essa ferramenta gratuita e mega inovadora não existe em nenhum outro lugar do mundo (Isso mesmo, em nenhum!), foi lançada esta semana e desenvolvida pelo Governo de Minas, por meio do Escritório de Prioridades Estratégicas, em parceria com o professor Cesar Hidalgo, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT).
O objetivo do DataViva é que todo mundo (desde pessoas comuns, passando por jovens empreendedores, grandes empresários e órgãos do governo) consigam identificar os melhores caminhos a seguir quando o assunto for o mercado de produtos e serviços. Seja para abrir uma empresa, diversificar a produção, fazer investimentos, desenvolver um produto novo, oferecer um serviço ou pensar em políticas públicas, entre várias outras possibilidades.
O sistema foi desenvolvido 100% em software livre, com acesso aberto e funciona de um jeito simples: Por meio de oito aplicativos, o usuário consegue acessar dados de todo o setor formal da economia brasileira em mais de 100 milhões de visualizações interativas. Ou seja, dá para responder perguntas como: Quais são as profissões com as melhores médias salariais? Em que setor devo investir na região norte de Minas? Qual a cidade mais produziu queijo no país? Como desenvolver meu negócio para que ele faça parte da cadeia produtiva de automóveis?
As bases de dados do DataViva são alimentadas com informações que saem diretamente dos ministérios do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A sua versão atual conta com dados dos últimos 10 anos sobre a exportação de 1.256 produtos (da Secretaria de Comércio Exterior) e as 865 ocupações em 427 atividades econômicas da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). São mais ou menos dois milhões de registros de exportação e 40 milhões de empregados por ano.
Todas essas informações sempre foram públicas, mas até agora nunca tinham sido organizadas dessa forma e transformadas em conhecimento para as pessoas. De agora em diante, a indústria, o comércio, os serviços e a agricultura de Minas podem contar com milhares de dados importantes que com certeza vão ajudar no desenvolvimento econômico do estado inteiro e de todo o Brasil.
Quer saber ainda mais sobre o DataViva? Então não deixe de assistir àquele vídeo ali. Para conferir a cobertura fotográfica do evento, clique aqui.