BLOG

CRJ de BH: Identidade visual y otras cositas más.

O material de divulgação do Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte está quase pronto, assim como as suas obras que continuam firmes, fortes, aceleradas e entrando na fase final. Mas sobre a construção do espaço você já deve saber porque sempre publicamos alguma coisa a respeito aqui no Blog.

Agora vamos aproveitar pra falar rapidinho sobre esse material que tá ó: uma belezura. Vai ter cartaz, flyer e tudo mais.

A identidade visual do material é baseada na região onde vai ficar o CRJ. Ou seja, um quarteirão inteiro bem no centro de Belo Horizonte, ao lado da Praça da Estação e de vários outros equipamentos culturais super importantes para a cidade.

Uma agência especializada em comunicação visual está trabalhando nesse projeto e pra te mostrar um pouco do que está por vir, aí está o esboço de algumas ilustrações que serão usadas no material gráfico.

😉

CRJ de BH: do jeito que o jovem gosta. Dá pra curtir sem colocar a mão no bolso. 

O resultado de uma pesquisa realizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República (e já publicada aqui no site) mostrou que a forma mais popular de lazer fora de casa entre os jovens é o passeio em parques e praças – atividade realizada por 61% dos entrevistados. Logo depois, vem as festas na casa de amigos (55%), seguidas por missas ou cultos religiosos (54%), bar com amigos (41%) e passeios em shopping (40%).

Só 19% dos jovens disseram que foram ao cinema nos 30 dias antes de responderem à pesquisa, índice que despenca para 4% no caso do teatro.

O que não envolve custo está em primeiro lugar e ao ar livre é sempre melhor. Mas aí você vai se perguntar por que nós estamos voltando nesse assunto. A gente responde: Porque esse resultado mostra que a construção do CRJ caminha lado a lado com as vontades dos jovens de todo o país.

Isso porque todas as atividades que vão rolar lá serão de graça, incluindo um teatro e uma arena que podem receber shows e apresentações com entrada gratuita e uma biblioteca com acervo especializado e computadores com acesso a internet.

Sendo assim, além de poder contar com estúdios para gravação e edição de áudio e vídeo, biblioteca multimídia, arena, posto de atendimento do BH Resolve, salas multiuso, o Centro de Referência vai ser mais um espaço para os jovens de BH e Região Metropolitana fazerem o que eles gostam nas horas vagas.

Tudo isso em um espaço com mais de 5 mil metros quadrados, bem no centro da cidade. 

Ou seja, é preciso olhar as pesquisas e partir para a ação. O CRJ não vai resolver todos os problemas e também não pode ser considerado a única resposta quando o assunto é política pública de juventude, principalmente na esfera municipal, mas com certeza é um passo muito importante para a consolidação dessa área da gestão.

Se você ainda não sabe muita coisa sobre o CRJ, leia isso.

O Centro de Referência da Juventude é um pedido que veio da população durante a Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude que rolou em 2011. Em 2012, foi a hora de levantar os recursos e também desenvolver o planejamento do CRJ. Já em 2013, começaram as obras que, aliás, estão super avançadas.

O Centro é resultado de uma parceria entre o Governo de Minas, que investiu R$15 milhões na construção e em equipamentos, e da Prefeitura de BH, com investimento de mais ou menos R$2 milhões em obras. Para começar, a ideia é receber jovens com idade entre 15 e 29 anos, que moram em Belo Horizonte ou na Região Metropolitana.

O CRJ de Belo Horizonte é o primeiro ponto de uma rede que vai crescer e chegar até cidades do interior de Minas. A primeira fase é a inauguração, agora em 2014. Na segunda etapa, a proposta é construir CRJ’s em outras nove regiões do estado para criar a Rede Centralizada de Juventude. A última fase é o desenvolvimento da Rede Descentralizada de Juventude, que é a construção de centros em outras cidades que ficam perto dos núcleos regionais.