BLOG

Quer fazer intercâmbio nos EUA? Se liga no programa Jovens Embaixadores.

Ei você, aluno do ensino médio de alguma escola pública. Tem vontade de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos? Então se liga porque o período de inscrição para o programa Jovens Embaixadores está aberto! Quem quiser tentar garantir uma das 50 vagas pode se cadastrar até o dia 08 de agosto.

Esse projeto é uma iniciativa da Embaixada Americana no Brasil e quer beneficiar alunos brasileiros de escolas públicas que inspiram e são exemplo em suas comunidades porque são líderes, têm atitudes positivas e consciência cidadã, mandam muito bem na escola e já conhecem a língua inglesa.

Para se inscrever, é só acessar a fanpage do programa Jovens Embaixadores e clicar na aba ‘Inscreva-se’. Depois de preencher o formulário, o candidato vai receber um e-mail informando se ele foi ou não aprovado para a 2ª etapa. As etapas seguintes envolvem envio de documentos, provas escritas e orais e visitas às casas dos candidatos.

No site do programa dá pra ver todas as condições para participar, mas já adiantamos que o estudante precisa ter entre 15 e 18 anos até dia 31 de janeiro de 2015; não pode ter viajado para os Estados Unidos; deve ter boa fluência oral e escrita em inglês, além de ser aluno do ensino médio na rede pública.

Saiba mais sobre o processo de seleção e confira o cronograma completo aqui.

Quem for selecionado vai para os Estados Unidos pra aprender, além da cultura e a língua do país, como funciona a sua política. Na primeira semana de intercâmbio, eles visitam Washington, a capital dos EUA. Por lá, vão visitar monumentos, participar de reuniões em organizações dos setores público e privado, escolas e projetos sociais e de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Depois disso, se dividem em grupos e vão para estados diferentes, onde vivem com uma família americana, assistem a aulas e interagem com jovens da sua idade, participam de atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil. No total, eles passam três semanas em solo americano.

Desde o lançamento do Jovens Embaixadores, 331 brasileiros de escolas públicas, inclusive estudantes da rede estadual de Minas, já participaram do programa. Larissa Francielle Miranda Moreira, Augusto César da Silva e Victor Gomes Sampaio foram aos Estados Unidos pelo projeto no ano passado.