BLOG

PlugMinas tem mais de 800 vagas em cursos gratuitos de arte, tecnologia, design e moda.

Hoje viemos aqui para te dar mais uma notícia boa. Não, não precisa agradecer. A gente gosta de alegrar o seu dia divulgando oportunidades incríveis. Ou melhor, não é só uma notícia boa que temos para essa quarta-feira.

Vamos falar sobre dois processos seletivos do PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital. São mais de 800 vagas para cursos totalmente gratuitos, com alimentação, transporte, material didático e uniformes incluídos.

Para participar, é preciso ter entre 14 e 24 anos, estudar em alguma escola pública de Belo Horizonte ou Região Metropolitana, ou então ter formado na rede pública de ensino de Minas Gerais e morar em BH ou RMBH.

Pra começar, o PlugMinas está com um Núcleo novinho em folha. Estamos falando do Núcleo de Criação e Design. E o melhor de tudo é que ele mal chegou e já tá com o período de inscrição aberto. Então, vê se não dá mole e se inscreva até o dia 8 de junho clicando aqui.

Esse Núcleo é resultado da parceria entre o PlugMinas e o Senac. A ideia dele é preparar os jovens que querem trabalhar em áreas voltadas para a produção cultural e o design e, por isso mesmo, precisam encarar um mercado cada vez mais dinâmico, criativo e inovador. O Núcleo de Criação e Design oferece mais de 700 vagas para 10 cursos e as aulas começam no mês de agosto.

Olha só:

COSTUREIRO

Capacitação do aluno e produção de peças de roupas femininas básicas, por meio da confecção de moldes construídos sob medida. 60 vagas.

DESENHISTA DE MODA

Conhecimento e o desenvolvimento das habilidades necessárias para fazer, com criatividade, desenhos de moda estilizados e técnicos. 70 vagas.

DESENHISTA DE PRODUTOS GRÁFICOS WEB

O aluno irá formatar textos, tratar imagens e elaborar animações, utilizando ferramentas de edição de códigos (HTML e CSS) e manipulação de imagens estáticas e animadas, a fim de produzir e atualizar interfaces para web. 70 vagas.

FIGURINISTA

Capacitação profissional a partir da elaboração de metodologias de pesquisa e criação de figurinos, para produção de projetos de figurino em diferentes áreas artísticas, bem como na indústria criativa. 65 vagas.

LOCUTOR, APRESENTADOR E ANIMADOR

Capacitação dos alunos para uma performance comunicativa eficiente, para o uso da voz profissional, e modelagem dos elementos prosódicos vocais, promovendo a sua inserção no mercado de trabalho. 65 vagas.

MAQUIADOR

Preparação para executar maquiagem, utilizando produtos e métodos apropriados, baseando-se nas tendências da moda e tipo físico das pessoas. 100 vagas.

MODELISTA

Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para elaborar moldes, orientar e acompanhar a confecção de peças piloto para a produção de vestuário feminino, masculino e infanto-juvenil. 40 vagas.

ORGANIZADOR DE EVENTOS

Capacitação no setor por meio do estudo dos aspectos teóricos e práticos que envolvem o universo do evento: planejamento, organização, coordenação, controle e execução de eventos variados. 65 vagas.

VITRINISTA

Elaboração de projetos de vitrinas e montagem, aplicando conhecimento de composição, cor, layout e valorização dos produtos, visando satisfazer o contratante e atrair clientes para o empreendimento. 65 vagas.

TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA

Participa da elaboração e da execução de produções de moda para catálogos, lookbooks, sites e blogs, desfiles, programas de televisão e gravação de vídeos. 105 vagas.

Bom, continuando. Logo menos, o Núcleo Oi Kabum! também vai receber inscrições para cursos técnicos em três áreas: Multimídia, Audiovisual e Artes Visuais. No começo, o estudante aprende um pouco de cada um desses campos e depois escolhe em qual deles quer se aprofundar.

O período de inscrição começa dia 9 de junho e vai até o dia 25 de julho. No total, são 120 vagas e as aulas começam em fevereiro de 2015.

Confira:

PRODUÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO

No curso técnico de produção em Áudio e Vídeo o jovem vai conhecer diferentes tecnologias de produção de som e imagem. A ideia é que ele aprenda a trabalhar, de forma inventiva, com a criação, edição e finalização de vídeos e outras peças audiovisuais.

MULTIMÍDIA

O curso técnico de Multimídia permite ao jovem desenvolver suas habilidades para o trabalho técnico e poético com tecnologias digitais. A proposta é que ele aprenda a criar mídias digitais e interativas (web, aplicações para celulares, instalações), envolvendo habilidades de programação articuladas com formas de pensar artística e criticamente sobre as experiências proporcionadas por tais tecnologias.

ARTES VISUAIS

No curso técnico em Artes Visuais o jovem vai tomar contato com o universo da leitura e da produção de imagens. Vai aprender, ainda, a atuar nos campos da fotografia, do design gráfico e da programação visual.