BLOG

Minas vai ganhar mais 200 vagas para atender jovens que enfrentam problemas com a lei.

Vespasiano, Ipatinga, Passos, Tupaciguara e Janaúba. Essas são as cidades mineiras que logo menos vão contar com vagas em novos centros socioeducativos voltados para o atendimento de jovens que estão enfrentando algum problema com a lei.

No total, vão ser colocadas 200 vagas à disposição dos adolescentes e, inclusive, na segunda-feira passada, dia 7 de abril, começou a reforma da unidade que vai funcionar em Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O imóvel vai passar por adaptações para seguir as regras do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e receber 40 jovens do sexo masculino.

(Para saber mais sobre a construção e reestruturação de centros socioeducativos em Minas neste ano, clique aqui)

(Para saber mais sobre as medidas socioeducativas em meio fechado, clique aqui)

Para deixar o imóvel de acordo com o que a lei exige, o Governo de Minas vai investir mais ou menos R$2 milhões na reforma, que fica pronta ainda no segundo semestre deste ano. A nova unidade vai contar com alojamentos, salas para oficina, consultórios médico e odontológico, salas de atendimento, quadras esportivas, escola formal, biblioteca, espaço reservado para visitas de familiares, instalações para a administração, refeitório e apoio técnico especializado.

Além de receber os jovens da cidade, essa unidade vai reforçar as outras 483 vagas que já existem na Região Metropolitana de BH.

Além de Vespasiano, outras quatro cidades mineiras também vão ganhar novas unidades em 2014: Ipatinga, Passos, Tupaciguara e Janaúba. Cada uma delas vai oferecer 40 vagas e, no total, o sistema socioeducativo de internação de Minas, que hoje tem capacidade para 1.252 adolescentes, vai crescer 16% com as 200 vagas que estão para chegar. Para isso, o Governo do Estado vai investir cerca de R$14,5 milhões.

ANDAMENTO DAS OBRAS

As obras do centro socioeducativo de Ipatinga já estão terminando e enquanto o imóvel não fica pronto, 30 jovens podem contar com uma unidade na cidade de Açucena. Já as unidades de Passos e Tupaciguara devem começar a ser reformadas ainda neste mês. Em Janaúba, o imóvel já está disponível, o projeto de adaptação está em andamento e a reforma provavelmente vai ser licitada no semestre que vem.