BLOG

Maria da Penha vai às Escolas chega a mais de 500 mil estudantes

Ontem à tarde (terça-feira, dia 18 de março), rolou o lançamento da 3ª expansão do projeto Maria da Penha vai às Escolas. Esse trabalho é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social e a ideia dele é mostrar para os jovens como é importante ficar de olho e também se envolver em questões ligadas aos direitos humanos, principalmente aquelas que têm relação com o combate à violência contra as mulheres.

O evento foi realizado na Escola Estadual Padre João de Santo Antônio, que fica na cidade de Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Depois de passarem os últimos dias debatendo e tirando dúvidas sobre a Lei nº 11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha, os estudantes participaram da cerimônia e, por lá, receberam um material didático que fala de maneira lúdica sobre a violência doméstica e intrafamiliar sofrida pelas mulheres.

O gibi “As Marias em: Maria da Penha vai às Escolas” conta a história de uma professora que resolveu levar a Lei Maria da Penha para dentro das salas de aula. Com uma linguagem leve e criativa, o material está cheio de informações sobre os tipos de violência e de que forma as pessoas que as praticam podem ser punidas pela lei. Além disso, nele também tem um caça palavras com foco em temas como igualdade, respeito e lei, entre outras coisas.

Essa expansão, como o próprio nome já diz, quer dizer que o projeto vai crescer e chegar a um número cada vez maior de crianças e jovens. Para você entender melhor, agora em 2014 o Maria da Penha vai às Escolas vai beneficiar mais de 500 mil alunos em 988 escolas quilombolas, rurais e que participam do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa.

Material de apoio

As escolas podem baixar o gibi que falamos ali em cima pela internet. Também está disponível para download um manual que orienta às escolas sobre como trabalhar a cartilha na sala de aula. Esse manual foi criado no ano passado com base em sugestões de professores que participaram de um seminário sobre o tema. Entre as atividades que podem ser colocadas em prática estão a exibição de filmes, debate sobre notícias de jornais e produção de murais.

Conheça melhor o projeto Maria da Penha vai às Escolas

O Maria da Penha vai às Escolas foi criado em 2012 e a proposta dele é divulgar e difundir a Lei nº 11.340/06 – Maria da Penha – nas escolas estaduais de Minas Gerais para tentar sensibilizar e conscientizar os estudantes sobre a importância de combater a violência doméstica e intrafamiliar. Isso porque o projeto acredita que a escola é um lugar capaz de fazer a diferença no combate a todas as formas de violência praticadas, especialmente contra quem acaba sendo mais vulnerável a elas, como mulheres, idosos, homossexuais, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, etc.