BLOG

“Jogo, logo aprendo”. Cinco games pra estudar para o Enem.

Hoje viemos aqui dar uma dica pra você que precisa loucamente estudar para o Enem, mas enfrenta sérias dificuldades na hora de sair da frente do computador e deixar aquele joguinho do coração abandonado à própria sorte.

Bom, que os games sempre têm alguma coisa para ensinar a gente já sabe, mesmo que muita gente insista bravamente em dizer que é só diversão. Mas, acontece que graças a almas bondosas e cheias de inteligência, já dá pra estudar e jogar ao mesmo tempo.

Pra essa história toda ficar ainda mais interessante, separamos cinco games que foram criados exatamente com esse objetivo: ensinar. Mas, se você pesquisar com calma no nosso amigo Google, com certeza vai encontrar muito mais opções por aí.

Isso quer dizer que você já tem uma boa desculpa (que na verdade nem é desculpa) pra passar horas e horas agarrado ao PC e de quebra ainda aprender uma parte do que vai cair no Exame.

1. Enem Wars 

Esse jogo foi desenvolvido pela agência Retoque Comunicação e é um recurso educacional aberto desenvolvido pelo Instituto Canal do Livro, iniciativa reconhecida pelo MEC e premiada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

2. Jogo da Cabanagem

A Revolta da Cabanagem é um jogo educativo cujo tema é o movimento Cabano que aconteceu no Pará no século XIX.

3. Livro e Game 

No jogo, as obras O Cortiço, de Aluísio Azevedo; Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e Dom Casmurro, de Machado de Assis, saem das páginas dos livros direto para o universo dos jogos virtuais. 

4. Presidentes do Brasil 

Tem dificuldades para lembrar o nome de todos os 42 presidentes? Nesse jogo você aprende um pouco mais sobre a história de cada um, como chegaram ao poder e qual seu partido.

5. Jogo da Independência 

Um jogo de tabuleiro virtual sobre a Independência do Brasil. Se você cair na casa com um ponto de interrogação, tem que responder uma pergunta sobre o tema. Se cair em uma casa com ponto de exclamação, aprende alguma curiosidade sobre o período.

(Via Canal do Ensino)