BLOG

Embaixadores de Minas: Uma empreitada jovem pela transformação da realidade.

Eles são jovens (têm entre 15 e 29 anos), universitários com a cabeça cheia de boas ideias e voluntários em uma empreitada que coloca em prática tecnologias sociais em escolas e comunidades com o objetivo de causar impacto positivo por onde passam. Estamos falando dos Embaixadores de Minas.

(E aí você se pergunta: O quem vem a ser tecnologia social? Clique aqui e fique sabendo).

Esse grupo é formado por 11 universitários, todos ex-alunos do PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital, que há um ano se reuniram no coreto da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e decidiram montar um coletivo de jovens em busca de uma sociedade mais protagonista, empreendedora e com educação de qualidade.

De lá pra cá, eles desenvolveram três projetos para públicos diferentes, mas com a mesma ideia: dar aquele empurrãozinho e mostrar que qualquer pessoa pode dar o primeiro passo pra transformar a realidade. Ou seja, ficar sentado no sofá reclamando da vida não é com eles.

Insatisfeitos com a situação da educação formal, eles criaram o Embaixadores na Escola, um programa voltado para alunos de escolas públicas que estão no Ensino Fundamental. A proposta dele é fazer com que os próprios estudantes pensem e coloquem em prática soluções para os problemas enfrentados por suas escolas e comunidades.

Outro trabalho realizado pelos Embaixadores de Minas é o #CompartilhaBH, um projeto que quer contar a historia de Belo Horizonte através das experiências de pessoas comuns, como eu e você. Pra conseguir isso, eles estão reunindo depoimentos, fotografias e vídeos de quem quer compartilhar de um jeito diferente um pouco do que já viveu na capital mineira.

Por último, mas nem por isso menos importante, tem também o Prosa na Embaixada, um ciclo de palestras no qual os próprios integrantes do grupo compartilham sonhos e experiências com o objetivo de inspirar os jovens. Inclusive, no começo do mês de maio a embaixadora Lorena Serra contou para a turma do Núcleo Empreendedorismo Juvenil, do PlugMinas, como o poder de sua escolha fez com que ela chegasse até o Embaixadores de Minas.

E o reconhecimento pela iniciativa chegou tão rápido quanto a vontade que eles têm de mudar as coisas pra melhor. Em março deste ano, o Embaixadores de Minas ganhou da Prefeitura de Belo Horizonte o prêmio BH Cidade Educadora – Parceiros da Escola Integrada.

Essa premiação reconhece e estimula ações de empresas privadas, sociedades cooperativas, instituições de ensino, entidades governamentais, fundações e organizações sociais sem fins lucrativos, pessoas físicas e agentes públicos que contribuem com a educação integral das crianças e adolescentes.

Para saber mais sobre o Embaixadores de Minas e acompanhar a jornada do pessoal, acesse www.facebook.com/Embaixadoresdeminas.