BLOG

As visitas às obras do CRJ continuam!

Hoje foi dia de visita na obra do Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte. Mais de 15 pessoas estiveram por lá e, ao lado do Gabriel Azevedo, Subsecretário da Juventude, conheceram de perto esse espaço criado especialmente para os jovens de Minas que logo menos vai ser inaugurado no centro de BH.

Saca só quem participou da visita: Bruno Alencar, Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas, Letícia Torres, Subsecretária de Casa Civil e Relações Institucionais, Fabiano Tamietti, Secretário da Juventude de Alfenas, além de representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão, da Fundação João Pinheiro, do Plug Minas, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e da Secretaria de Transportes e Obras Públicas.

Olha aí o grupo de gestores que esteve lá.

Gestores Visitam Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte

O encontro começou com um bate papo rápido. Eles falaram sobre o Centro de Referência da Juventude como um todo e também aproveitaram para pensar de que forma podem trabalhar juntos nesse projeto. A ideia é colocar em prática um trabalho coletivo para que os serviços e as atividades do CRJ sejam realmente úteis, interessantes e adequados para os jovens.

Na sequência, o pessoal foi dar uma volta na obra para ver melhor o espaço que vai contar com estúdios para gravação e edição de áudio e vídeo, biblioteca multimídia, arena, um posto de atendimento do BH Resolve e várias salas multiuso, entre outros ambientes que vão ser distribuídos em uma área construída de 5 mil metros quadrados.

Confira um pouco do que rolou.

SE VOCÊ AINDA NÃO SABE MUITA COISA SOBRE O CRJ, É BOM LER ISSO.

O Centro de Referência da Juventude é um pedido que veio da população, durante a Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude que rolou em 2011. Em 2012, foi a hora de levantar os recursos e também desenvolver o planejamento do CRJ. Já em 2013, começaram as obras que, menos de um ano depois, estão super avançadas.

Vale dizer que o Centro é resultado de uma parceria entre o Governo de Minas, que investiu R$15 milhões na construção e em equipamentos, e da Prefeitura de BH, com investimento de mais ou menos R$2 milhões em obras. Para começar, a ideia é receber jovens com idade entre 15 e 29 anos, que moram em Belo Horizonte ou na Região Metropolitana.

O CRJ de Belo Horizonte é o primeiro ponto de uma rede que vai crescer e chegar até cidades do interior de Minas. A primeira fase é a inauguração, agora em 2014. Na segunda etapa, a proposta é construir CRJ’s em outras nove regiões do estado para criar a Rede Centralizada de Juventude. A última fase é o desenvolvimento da Rede Descentralizada de Juventude, que é a construção de centros em outras cidades que ficam perto dos núcleos regionais.