BLOG

Agora ficou mais fácil falar sobre doping esportivo em Minas Gerais.

A Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes) lançou agora a pouco, às 14h, um serviço criado para todo mundo que, de alguma forma, se interessa por esporte. E como esse assunto tem tudo a ver com juventude, demos um pulo aqui pra contar a novidade. Estamos falando de um canal de comunicação que vai funcionar por telefone e oferecer informações sobre doping esportivo para a população mineira.

O serviço vai começar a funcionar no dia 17 de março, mais conhecido como segunda-feira que vem, através do Lig Minas, uma central de atendimento que tira dúvidas e dá esclarecimentos sobre vários serviços e órgãos do Governo de Minas. É só ligar para o número 155, escolher a opção 01 e os atendentes estão prontos para falar sobre o que acontece com os atletas ou com quem pratica atividades físicas e usam drogas ou outras substâncias para acelerar os efeitos do treinamento, entre várias outras coisas.

Essa iniciativa conta com as parcerias das secretarias de Estado de Defesa Social, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, de Governo, por meio da Subsecretaria da Juventude, e da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte. A central vai funcionar a semana toda (de segunda a segunda), das 7h às 19h. Para quem estiver em outro estado, o telefone de atendimento é 31 3303 7995.

MAS, O QUE É O DOPING ESPORTIVO? 

O doping esportivo é quando um atleta usa substâncias não naturais ao corpo para melhorar seu desempenho de forma artificial. Em outras palavras, é quando ele usa medicamentos e/ou hormônios para ter uma atuação melhor e, como resultado disso, ganhar competições esportivas. O controle do doping pode ser feito por exame de sangue ou urina do competidor assim que a competição termina, mas também pode ser a qualquer momento da vida do atleta, durante um treinamento, em sua casa e até mesmo algum tempo antes ou depois de uma prova.