BLOG

A Subsecretaria da Juventude está de mudança!

A correria de fim de ano já acabou (Ufa!), 2014 chegou e hoje viemos aqui contar uma novidade para você. A Subsecretaria da Juventude está de mudança! Isso mesmo, depois de três anos fazendo parte da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e desenvolvendo um trabalho muito bacana e importante ao lado da SEEJ, essa subsecretaria foi transferida para a Secretaria de Estado de Governo – SEGOV.

A Lei 21.077 foi promulgada no dia 27 de dezembro de 2013 e ela altera, entre outras coisas, a Lei Delegada nº 179, de 01 de janeiro de 2011, que dispõe sobre a organização básica e a estrutura da Administração Pública do Poder Executivo do Estado. Ou seja, fala sobre quais são e como funcionam as secretarias e suas subsecretarias, os cargos que existem e outras instituições que fazem parte disso tudo.

Agora é hora de encaixotar as coisas, aproveitar para dar aquela geral nos armários e gavetas, fazer backup dos arquivos importantes, agradecer a todo mundo que fez parte dessa trajetória e deixar tudo organizado para mudar de endereço. Ou melhor, de andar. O pessoal, que antes ficava no 13º andar do prédio Gerais, da Cidade Administrativa, vai descer para o primeiro.

É claro que essa mudança vai muito além dos andares e para explicar melhor o que isso representa, principalmente para os jovens mineiros, olha só o que o Gabriel Azevedo, Subsecretário da Juventude, disse:

A transferência da Subsecretaria da Juventude para a Secretaria de Governo significa um avanço na consolidação dessas políticas públicas em Minas Gerais. É a reafirmação de um papel fundamental de articulação. Desta maneira, passamos a ocupar um espaço central no organograma estadual.

Nossas atribuições seguem as mesmas, mas de um local muito mais adequado. Este modelo segue o que é desejável para os governos em todas as esferas. No governo federal, a área de juventude já fica ligada à presidência da república. Na prefeitura de Belo Horizonte, o mesmo setor também é conectado à Secretaria de Governo.

Desta forma, os jovens mineiros serão objeto de ações articuladas por setores verticalmente alinhados nos três níveis da federação. Também substituímos o modelo de superintendências de modo a melhor organizar os trabalhos e colaborar na economia com o custeio. Ao invés de três (mobilização, inclusão e inserção), passamos a possuir duas: articulação e intersetorialidade. 

Então boa sorte para o pessoal da Subsecretaria da Juventude e mãos à obra que o ano está só começando!