BLOG

Vem aí o 3º Fórum Mineiro de Gestores de Juventude.

Está chegando mais uma edição do Fórum Mineiro de Gestores Públicos de Juventude, minha gente. Realizado pela Secretaria de Governo de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria da Juventude, essa é a terceira edição do encontro que, dessa vez, vai rolar nos dias 1º e 2 de abril em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

A ideia do Fórum é capacitar e integrar os gestores públicos que trabalham com jovens de forma direta ou indireta, deixar a rede de juventude do estado cada vez mais forte, falar sobre o Estatuto da Juventude e mostrar como as cidades do interior podem ter seu próprio Centro de Referência da Juventude, seguindo os passos do CRJ de BH.

Para fazer a sua inscrição, clique aqui.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, mais conhecida como ONU, hoje em dia são consideradas jovens as pessoas que têm entre 15 e 29 anos. Juntas, elas somam mais ou menos 51 milhões de brasileiros. Ou seja, representam cerca de 25% da população do Brasil.

Essa é a maior quantidade de jovens registrada em toda a história do país e esse cenário deve seguir sem muitas alterações, pelo menos até 2022. Por esses e vários outros motivos, a juventude é, nos dias de hoje, a agenda mais importante no sentido de acompanhar de perto e tentar atender às necessidades desse público da melhor forma possível. Além de traçar o futuro da nação, é claro.

Em Minas Gerais a realidade é muito parecida com o que falamos ali em cima. Os jovens mineiros também representam cerca de ¼ da população e, desde junho de 2013, quando começou a onda de manifestações no país inteiro, a mudança de comportamento deles tem deixado muito claro quais são suas vontades e urgências.

Para que as políticas públicas pensadas para o jovem caminhem lado a lado com o que as diversas juventudes querem e precisam, o Governo de Minas coloca em prática vários projetos e ações. Entre eles está o Fórum Mineiro de Gestores Públicos de Juventude, que vai contar com a presença de nomes importantes da área, convidados para compartilhar suas experiências com quem estiver por lá, além de falar sobre estudos bem sucedidos sobre a juventude que podem ser colocados em prática pelos participantes em vários outros lugares.

Confira a programação que está logo aqui embaixo e se esse assunto te interessa de alguma forma, faça logo a sua inscrição para garantir uma das vagas. Sua participação é muito importante pra gente.

Até lá. 

PROGRAMAÇÃO 

1/4/2014 (TERÇA-FEIRA)

LOCAL: Cidade Administrativa – AUDITÓRIO JK
8h – Check-in e credenciamento;
9h30 – Abertura;
10h – O Estatuto da Juventude e o Sistema Nacional, Estadual e Municipal de Juventude;
Gabriel Azevedo – Subsecretário de Estado da Juventude
11h30 – Intervalo para almoço. (A refeição não está inclusa na programação.)
14h15 – O Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte e a sua expansão: requisitos para implementação;
Rafael Dayrell – Superintendente de Intersetorialidade
15h30 – A importância dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipais da Juventude para o Sistema Nacional da Juventude;
Felipe Ribeiro e Guilhermina Abreu – Presidente e Conselheira do Conselho Estadual da Juventude de Minas Gerais, respectivamente.
16h15 – Coffee break;
17h – As políticas Estaduais de Juventude e o Observatório da Juventude.
Thomás Lafetá – Superintendente de Articulação

2/4/2014 (QUARTA-FEIRA)

LOCAL: Praça da Estação
10h – Visita ao Centro de Referência da Juventude
LOCAL: Cidade Administrativa – AUDITÓRIO JK
14h às 17h30 – Atendimento aos gestores