BLOG

3ª Conferência Estadual de Juventude: Três dias de trabalho e muitas propostas

Na sexta-feira passada, dia 8 de novembro, o dia começou movimentado no Grande Hotel de Araxá. Era o pessoal chegando para a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, um grande encontro que reuniu mais de 500 pessoas cheias de vontade de ajudar a criar e também a escolher as ações que vão ser colocadas em prática nos próximos anos com foco nos jovens de Minas Gerais.

Foram três dias de muita conversa, troca de experiências e trabalho coletivo e o resultado de tudo isso foi a criação/seleção de 36 propostas para essa área, entre gerais e específicas. As atividades terminaram no domingo, dia 10 de novembro, e agora a gente vai fazer um resumo do que rolou pra você ficar sabendo o que aconteceu por lá.

Tudo começou na sexta-feira, às 14h, com o credenciamento do pessoal. Depois de fazerem check-in no hotel e se organizarem, era hora de participar da abertura que começou às 18h30 e contou com a participação de Eros Biondini (Secretário de Esportes e da Juventude), Gabriel Azevedo (Subsecretário da Juventude), Dalmo Ribeiro (Deputado Estadual), Jeová Moreira (Prefeito de Araxá) e outros convidados especiais. Além disso, na abertura também teve o lançamento aqui do site do Observatório da Juventude e uma apresentação super bacana da Orquestra Jovem da Fundação Caio Martins – FUCAM, sob o comando do maestro José Alarico.

Já no sábado, 9 de novembro, as atividades começaram logo cedo com apresentações e palestras. Na sequência, os grupos de trabalho que foram definidos um dia antes, durante o credenciamento, se encontraram para escolher ou então criar quatro propostas, de acordo com o eixo do qual faziam parte. Foram três propostas gerais, pensadas para a juventude como um todo, e uma específica, voltada para a juventude negra e rural e para os povos tradicionais. No fim do dia, o pessoal foi para o Cine Teatro e, juntos, definiram quais ações Minas Gerais vai sugerir para a Organização das Nações Unidas – ONU para o projeto Objetivos do Milênio.

No domingo, dia 10 de novembro, teve a plenária de votação e nela os participantes votaram em uma das três propostas gerais e também escolheram entre nove eixos os três que consideram mais importantes. Assim que terminaram de votar, começou a contagem dos votos e, pra fechar a Conferência, rolou a apresentação das propostas que foram escolhidas. No final de tudo, quem estava participando teve a oportunidade de subir no palco para fazer algum comentário, dar a sua opinião ou falar alguma outra coisa que achasse importante.

Ufa! Muita coisa, né? A próxima Conferência vai acontecer daqui a dois anos e se você ficou curioso para saber quais foram as propostas selecionadas, clique aqui. Se quiser ver as fotos do evento, então é só clicar aqui.